Mais do que apenas um nome e um desenho bonito, um logotipo é a representação de tudo aquilo que sua empresa é e ainda deseja ser. Além disso, é bom saber que o logotipo serve muitas vezes também como uma espécie de cartão de apresentação, mostrando de cara o quão profissional e original aquela companhia deve ser. Pensando nisso, confira algumas dicas:1

1. Foque na mensagem que deseja passar:

Muitas pessoas começam o trabalho de criação de um logotipo, buscando como referência aquilo que foi feito pelos concorrentes ou até mesmo em sites conhecidos de design. E, a princípio, não há nada errado nisso. No entanto, vale lembrar que bons logos carregam as mensagens e a identidade de uma empresa. Portanto, não é porque uma cafeteria usou uma xícara em sua marca, que todas devam usar. Como a Starbucks, por exemplo, que recentemente decidiu até excluir a palavra de seu logo.

A primeira dica, então, é: foque naquilo que você quer transmitir sobre sua empresa. Decida primeiro se a mensagem a ser passada deve ser descontraída ou moderna, e só depois resolva como representar isso com cores e formas.

2. Pense bastante nas cores do seu logotipo:

Estude o significado de cada cor e combine aquelas que reflitam melhor o espírito da sua marca. Veja alguns significados:

  • Vermelho: paixão, perigo, energia:
  • Amarelo: luz, calor, otimismo;
  • Laranja: alegria, sucesso, visibilidade;
  • Verde: saúde, liberdade, esperança;
  • Cinza: neutralidade, estabilidade, flexibilidade;
  • Preto: elegância, formalidade, força;

Mesmo com essas dicas, não se prenda ao lugar-comum. Tente fazer uma pesquisa mais aprofundada para descobrir se existe algum tom que ainda não foi explorado pelo seu nicho de mercado e, caso encontre, não tenha medo de usá-lo.

3. Escolha uma boa tipografia:

Assim como acontece com as cores, cada fonte também carrega um simbolismo diferente. Por isso, é bom escolher com cuidado o tipo que será destacado em sua marca. As fontes serifadas, por exemplo, transmitem características de sofisticação, tradicionalismo e aspectos mais clássicos, enquanto as sem serifas trazem mais clareza, leveza e respiro.

Outro detalhe importante é entender em qual meio a sua marca será vista mais facilmente. Se sua empresa for trabalhar na maior parte do tempo com produtos ou lugares físicos, as fontes serifadas darão uma leitura melhor. Já se seu negócio é mais baseado na web ou em meios digitais, a tipografia sem serifa costuma funcionar de forma mais interessante.

 Evite estilos que estão na moda:

Alguns efeitos como tipo de sombras, detalhes 3D e degradês costumam ficar na moda por algum tempo e depois sumir por anos. Por causa disso, usar algum estilo em alta naquele momento na hora de compor o seu logotipo, pode fazer com que sua marca pareça datada. Portanto, tente usar sempre formas e cores convencionais ou clássicas para não precisar planejar um redesign em pouco tempo.

5. Seja simples:

Não coloque muitas informações no seu logotipo. Apesar de sua função ser a de passar uma mensagem, isso não quer dizer que ele precise contar uma história de 300 páginas.

Lembre-se de que sua marca deverá funcionar em vários lugares com tamanhos diferentes, como cartões de visitas ou laterais de caminhão, etc.

Quando mais detalhes, cores e efeitos tiverem em seu logotipo, pior será para replicá-lo em diferentes formatos posteriormente.

6. Contrate uma Agência de Publicidade de confiança:

O Amarelo Manga acredita que a comunicação é a expressão da vida. Repleta de cores e sabores, a comunicação te move e impulsiona. Faz você sair do lugar. Sair da inércia e, porque não, comprar.

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O Amarelo Manga acredita que a comunicação é a expressão da vida. Repleta de cores e sabores, a comunicação te move e impulsiona. Faz você sair do lugar. Sair da inércia e, porque não, comprar. Seja para vender um produto ou uma ideia, tudo o que fazemos tem o objetivo de conquistar a atenção. Para isso, aliamos planejamento e estratégia sólida à criatividade em sentido amplo. Criatividade no design, na escolha mais eficiente de mídias e ferramentas de marketing.

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